Canal no Youtube:

 Instagram: 

 Autora e o blog: 

 Facebook: 

Olá medroso e medrosa, tudo certinho com você?

​Eu sou a Renata, nasci em Recife, a capital mais assombrada do Brasil e desde pequena eu sou apaixonada por filmes de terror. Meu primeiro projeto de terror foi em 2017 com o canal do Youtube Mundo Sinistro - Filmes & Contos.

Saiba Mais

©2019 Mundo Sinistro - Filmes & Contos.

Criado por Diogênes Paz

É proibido copiar total ou parcialmente o conteúdo deste site sem a autorização da autora.

  • Rê Moura

VOCÊ SABE QUAL É A ORIGEM DAS SEREIAS?

Atualizado: Mar 12

Sabemos que o homem depende da ciência para concretizar a realidade e entender o mundo em que vivemos e na ausência da mesma, surgem as lendas e os mitos.

Sabemos também que em toda a história, a mitologia foi essencial na construção da sociedade que vivemos hoje e que por meio de muitas histórias, foram criadas um rico imaginário popular. E uma dessas histórias é sobre as sereias, que de acordo com as lendas cativam, fascinam ou apavoram e assustam os homens.


Siga no instagram @renatamourareal.

Imagem de Leandro De Carvalho por Pixabay

As sereias são criaturas místicas que habitam o imaginário do ser humano desde antigamente. O nome sereia é de origem grega e significa metade mulher, metade peixe ou ainda pássaro. Pois é. De acordo com escritos antigos, eles associavam a mulher-pássaro à morte, isso podemos ver em várias estátuas da antiguidade. Com o passar do tempo o pássaro foi substituído por um peixe e suas asas por caudas.

Esse mito é mundial ou seja, universal. Em todos os lugares em que o homem dependia do mar para sobreviver, como meio de vida, havia alguma forma de representação feminina que enfeitiçava os homens até que eles se jogassem ao mar e se afogarem. E por que isto? Simplesmente por que nós seres humanos gostamos do imaginário.


Conheça o Canal Mundo Sinistro - Filmes & Contos no Youtube.

Imagem de 2234701 por Pixabay

De acordo com estudiosos, essas estranhas representações tinham a função de personificar os perigos que ele trazia, afim de justificar o perigo do mar. Na a mitologia grega, as sereias viviam em uma ilha do mediterrâneo e seduziam os marinheiros com seu incrível canto, levando-os ao naufrágio e seus corpos para o fundo do mar. Algumas pessoas na época afirmavam que elas podiam prever o futuro, como na odisseia, e isso ajudou a eternizar mais ainda a lenda de que as sereias existem.


Aqui no brasil, há uma versão folclórica desta lenda, a Iara. A história da Iara chegou aqui junto com os colonizadores portugueses e juntou-se a cultura indígena criando esta lenda. Para nós, a Iara é uma mulher linda, de longos cabelos, que, com seu canto, leva os jovens homens para as profundezas dos rios, para morrer. A mesma vive nos rios brasileiros e também possui uma linda voz.


Assista ao vídeo.

Você gosta de sereias? Eu gosto, acho elas encantadoras. Tudo que envolve encanto, magia, me fascina. E você, acredita ou não em sereias?


Apoie o canal Mundo Sinistro - Filmes & Contos.


Bom, eu fico por aqui, um beijo e até mais medrosos e medrosas!

29 visualizações