• Rê Moura

A LENDA DE TEREZA BICUDA.

Olá medroso e medrosa, tudo certinho com você?


Em Jaraguá, Goiás, existe um fantasma que aterrorizou a população da cidade por um bom tempo, tanto que atualmente este fantasma é patrimônio cultural do município. Tereza Bicuda. Quando era viva, Tereza foi uma linda moça alta, de lábios carnudos que lhe renderam o maldoso apelido de Bicuda. Ela morava em Jaraguá. Era uma moça soberba, de má índole, gostava de tratar a mãe de forma cruelmente grosseira.


Na verdade ela costumava colocar a sua mãe para mendigar e dormir nas ruas, a espancava, humilhava de fato. Para você terem noção, um certo dia, Tereza chegou ao extremo da sua maldade. De acordo com o povo local, a moça cruel colocou um freio de cavalo na boca de sua mãe, em seguida montou nela e fez a mãe andar com ela em cima de suas costas na frente de todo o povoado.


Conheça o Canal Mundo Sinistro - Filmes & Contos no Youtube.

Claro que aquilo foi demais para sua mãe que infelizmente acabou morrendo, porém antes de falecer ela desejou que sua filha nunca mais conseguisse algo de bom em toda sua vida. E a amaldiçoou do fundo de seu coração. Após este dia, no antigo povoado de Jaraguá, a Tereza Bicuda era uma aberração no local. Continuava tratando todos mal e nunca visitava a igreja, na verdade quando era forçada a passar em frente de alguma, ela costumava virar o rosto e baixinho começava xingar e a ter pensamentos ruins.


Ela era tão maldosa que trabalhava aos domingos, isso para o povo era algo errado. Já que nas tradições eclesiásticas o domingo era um dia santo. Ou seja, as atitudes dela causavam ofensas aos moradores. Um certo dia, Tereza Bicuda veio a falecer. E claro que ninguém chorou por sua morte. Ela na verdade não merecia nenhuma lágrima e nem a piedade das pessoas do local.


Siga no instagram @renatamourareal.

Na época era um costume colonial enterrar os mortos no terreno das igrejas. Já a Capelinha do Rosário, situada aos pés de uma pequena colina, na época era o depósito dos corpos dos pobres, que não tinha dinheiro e nem podiam ter o luxo de serem enterrados dentro da matriz principal.


E assim Tereza bicuda foi enterrada, na Capelinha do Rosário. Sem cerimônia, sem familiares, sem amigos. Após seu enterro, por três noites seguidas, quando o sino da igreja batia a meia-noite, os moradores ouviam os gritos, e gemidos de Tereza Bicuda pedindo que retirassem o seu corpo de dentro da Capelinha do Rosário.Na verdade nenhum solo sagrado era o seu lugar na morte, assim como também não foi em vida.


De acordo com relatos dos moradores locais da época que foi passado de geração em geração, à meia-noite, Tereza Bicuda saía de seu túmulo e percorria as ruas esquisitas do povoado, gritando desesperadamente. Para muitos era tudo muito assustador, o terror tomava conta dos moradores. As pessoas que costumavam sair a noite, sempre viam a aparição dela de forma assustadora. Em um imenso vulto branco, isso deixando cair das suas vestes sujas pedaços de fogo, que para completar enchiam o ar com o cheiro desagradável e forte de enxofre.


Apoie o canal Mundo Sinistro - Filmes & Contos.

Sua aparição era tão macabra e forte que por onde passava, deixava vestígios de estragos. A grama queimava ou simplesmente secava, os animais emagreciam. Os familiares brigavam. Após um tempo o povo quis pôr um fim ao martírio e sofrimento de Tereza Bicuda e claro que aos seus familiares também.


Alguns moradores desenterraram seu corpo já em estado avançado de decomposição e o levaram para a Serra de Jaraguá. Ao chegar em um lugar pedregoso jogaram seu corpo. Um enorme cheiro de enxofre começou a surgir. Após este dia, no local em que seu corpo foi jogado nunca mais surgiu uma planta, porém também Tereza Bicuda nunca mais aterrorizou com seus gritos assustadores a população de Jaraguá.


Diz a lenda que no local, na Serra, ainda existe o local onde seu corpo foi jogado. E no mesmo há uma cruz de madeira. Diversas pessoas afirmam que lá possui um pé de caju que é assombrado e que se você tentar pegar uma fruta desta árvore será atacado por vários insetos. Além disso, também afirmam que se você tentar subir na Serra nas noites de lua cheia, a Tereza Bicuda aparecerá e lhe montará como ela fez com a sua mãe.


Clique no vídeo para conhecer mais sobre esta lenda.

Inscreva-se no Canal Mundo Sinistro - Filmes & Contos.

E aí vai querer arriscar?


Bom, eu fico por aqui, um beijo e até mais medroso e medrosa!

98 visualizações

Canal no Youtube:

 Instagram: 

 Autora e o blog: 

 Facebook: 

Olá medroso e medrosa, tudo certinho com você?

​Eu sou a Renata, nasci em Recife, a capital mais assombrada do Brasil e desde pequena eu sou apaixonada por filmes de terror. Meu primeiro projeto de terror foi em 2017 com o canal do Youtube Mundo Sinistro - Filmes & Contos.

Saiba Mais

©2019 Mundo Sinistro - Filmes & Contos.

Criado por Diogênes Paz

É proibido copiar total ou parcialmente o conteúdo deste site sem a autorização da autora.