• Rê Moura

A LENDA BRASILEIRA - O ROMÃOZINHO.

Olá medroso e medrosa, tudo certinho com vocês?


O Romãozinho seria uma versão goiana da lenda do Saci. O mesmo é um espírito bem malvado que aparece sob a forma de uma criança suja, brava e deformada que aparece para fazer travessuras e gerar o caos na residência das pessoas.


A lenda diz que um menino, que era filho de um humilde agricultor, mesmo na época que era um bebê, já demonstrava sinais de ruindade e maldade extrema. Ainda antes de aprender a falar, Romãozinho mordia de forma violenta quem tocasse nele, o mesmo também mordia o peito de sua mãe, quando a mesma o amamentava.


Conheça o Canal Mundo Sinistro - Filmes & Contos no Youtube.

Na infância, já maiorzinho, sua diversão era maltratar os animais, quebrar as plantas e prejudicar as pessoas. Um certo dia, sua mãe mandou Romãozinho levar o almoço para o pai, que trabalhava bem longe de casa, em uma roça. O menino foi de má-vontade e assim no meio do caminho, Romãozinho comeu a galinha que era do almoço de seu pai, em seguida ele colocou os ossos na marmita e levou do jeito que estava para seu pai.


Quando o pai viu os ossos no lugar da galinha assada, ele perguntou ao seu filho o que era aquilo. Romãozinho, de forma maldosa disse que sua mãe lhe deu a comida já assim. E ainda completou que ela deve ter comido a galinha junto com o homem que vai sempre à casa deles quando o pai sai para trabalhar. Falando isso com cara de deboche.

O homem ficou furioso, com ódio, e assim voltou correndo para casa. O pai de Romãozinho não deu nem ao menos tempo para que a sua mulher desmentisse o filho. O mesmo puxou o punhal e enfiou no coração da mulher, matando-a ali mesmo. O menino malvado, mesmo assistindo a morte da sua mãe não desmentiu o que havia falado para o pai. Muito pelo contrário, enquanto sua mãe agonizava no chão, Romãozinho ria dela e de como havia sido esperto enganando a todos.


Siga no instagram @renatamourareal.


Porém antes de morrer, sua mãe o amaldiçoou dizendo que o menino não morreria nunca. Que ele jamais conheceria o céu ou o inferno, nem repousaria. E que seu tormento seria eterno. Romãozinho claro que não se intimidou, riu mais uma vez diante da maldição e simplesmente foi embora. O pai descobriu tudo mais tarde, pois o menino contou tudo para o pai, só por maldade.

Seu pai, vendo o mal que havia feito e de como tinha sido enganado, suicidou-se. E a maldição começou aí, pois desde esse dia, o menino nunca mais cresceu, e dizem por aí que ele costuma andar pelas estradas fazendo travessuras com os coitados que possuem a má sorte de cruzar com ele. O mesmo costuma quebrar as telhas das casas jogando pedras, assusta os homens e tortura as galinhas.


A lenda do menino Romãozinho é bastante conhecida no leste da Bahia, em Goiás, em parte do Mato Grosso e também no Maranhão. Há quem afirme que os primeiros relatos dessa lenda são do distrito de Boa Sorte, município de Pedro Afonso, em Goiás.


Apoie o canal Mundo Sinistro - Filmes & Contos.

Claro que existem diversas versões sobre a história de Romãozinho. Em uma ele teria matado o pai de susto, já em outra, sua mãe teria vivido e amaldiçoado o filho logo após à morte do pai. Há também uma versão que conta que o menino vira uma tocha de fogo que fica indo e vindo pelos caminhos desertos e estradas escuras. Há quem afirme também que Romãozinho seria o próprio corpo seco. Nesta versão, a alma do menino seria tão ruim, que nem o céu nem o inferno o quiseram, por essa razão ele vaga pelo mundo assustando as pessoas.


Medroso e medrosa, que lenda assustadora, uma criança ser tão ruim assim é de partir o coração. Você já conhecia esta lenda?


Clique no vídeo abaixo e conheça mais sobre a lenda do Romãozinho.

Inscreva-se no Canal Mundo Sinistro - Filmes & Contos.

Bom, eu fico por aqui, um beijo e até mais medroso e medrosa!

30 visualizações

Canal no Youtube:

 Instagram: 

 Autora e o blog: 

 Facebook: 

Olá medroso e medrosa, tudo certinho com você?

​Eu sou a Renata, nasci em Recife, a capital mais assombrada do Brasil e desde pequena eu sou apaixonada por filmes de terror. Meu primeiro projeto de terror foi em 2017 com o canal do Youtube Mundo Sinistro - Filmes & Contos.

Saiba Mais

©2019 Mundo Sinistro - Filmes & Contos.

Criado por Diogênes Paz

É proibido copiar total ou parcialmente o conteúdo deste site sem a autorização da autora.